As emoções

AUTORA
Professora Laudicéia Bankes, quarto ano C

A aula de hoje, com os alunos do 4º ano, abordou o tema das emoções de uma maneira muito interativa e participativa. O objetivo principal foi ajudá-los a identificar, nomear e entender as emoções, além de praticar a empatia.

A aula começou com a exibição de uma vídeoaula do Projeto Vamos Ler e IMM sobre as quatro emoções básicas. Em seguida, iniciamos uma conversa sobre o que são as emoções e a importância da empatia — a capacidade de se colocar no lugar do outro. Os alunos foram incentivados a compartilhar livremente suas experiências e sentimentos sobre o assunto.

Para tornar o aprendizado mais concreto, realizamos duas dinâmicas:

Adivinhe a emoção: Foram distribuídas figuras de emojis representando diferentes emoções. Por sorteio, cada aluno mostrava sua figura para a turma, que tentava adivinhar qual emoção estava sendo representada. A partir daí, discutimos o que cada um sabia sobre aquela emoção específica. Essa atividade ajudou os alunos a reconhecerem e nomearem as emoções de forma lúdica.

O doce da gentileza: A segunda dinâmica, chamada de "dinâmica do doce", demonstrou na prática a importância de compartilhar. Uma aluna foi a última a ficar com a sacola de doces e, de forma espontânea, decidiu distribuí-los entre os colegas. Esse gesto reforçou o conceito de generosidade e solidariedade, mostrando que a empatia pode ser demonstrada através de ações simples.

A participação dos alunos foi excelente. Eles se mostraram engajados e curiosos, contribuindo com suas próprias ideias e experiências. As atividades permitiram que eles praticassem a identificação das emoções e vivenciassem a empatia na prática. Essa aula contribuiu para o desenvolvimento emocional e social dos estudantes.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conscientização ambiental

Vacinas salvam vidas

O Mundo ama Matemática