Localize-se. Precisamos saber onde estamos.

AUTORA
Professora Juanita Aparecida do Amaral, 4ª ano A

Somos parte de um todo tão cheio de riquezas e curiosidades, que a disciplina de Geografia nos faz pensar e compreender o quão pequenos porém extremamente importantes diante disso tudo.

É necessário pensar geograficamente, construir esse pensamento junto com os alunos,reconhecendo os espaços que ocupamos, sistema solar, planeta, continente, país, região, estado, cidade, bairro, rua, casa, enfim, despertar essa noção espacial.

Exploramos ao logo do ano diversas maneiras de nos reconhecermos como parte de um todo.

Recriamos o mapa da nossa residencia até a escola, nos localizando através dos pontos cardeais.

Conhecemos e exploramos mapas,entendendo todos os elementos constitutivos de cada um, seu titulo, legenda e demais dados que possam estar expostos neles.

Dentro da temática Formas de representação e pensamento espacial, (EF04GE10) Comparamos tipos variados de mapas, dentre eles: econômicos, políticos, demográfico, históricos e físicos, bem como os elementos que compõem o mapa, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.

Inclusive usamos uma reportagem do @rede sobre o agro nos Campos gerais, comparando o município de Imbaú e os demais municípios, os alunos levaram seus celulares , bem como notebooks, para realizarmos a atividade proposta.

A ideia era em dupla, comparar os dados do nosso município com os mesmos dados de outros municípios, onde cada aluno escolheria o município de seu interesse,na sequência os pontos observados foram socializados com os demais colegas.

Questionei-os sobre as atividades, perguntando aos alunos como foi o trabalho com mapas e as comparações feitas com os dados de Imbaú e outros municípios. Bem como fazer uso da tecnologia na resolução das atividades ?.

Dentre tantas respostas obtidas selecionei a do aluno Alexandre ,10 anos.

Segundo o aluno

Foi muito divertido estudar mapas, agora eu sei me localizar no mundo.

Estudar usando o celular, facilitou muito e foi muito melhor para comparar os mapas e dados sobre os campos gerais, comparamos a população, eleitores, potencial de consumo da zona rural e urbana. Foi até mais fácil saber a quantidade de riquezas e o clima de cada cidade, até a distancia delas da capital.

O relato do aluno traduz bem o quanto inserir a tecnologia em em sala, nos permite ampliar ainda mais o conhecimento e enriquecer mais nossas aulas, atendendo a demanda e os interesses dessa geração conectada.





















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